Beco sem saída.
É uma das situações mais difíceis de gerir que eu conheço.
Talvez por mexer com os sentimentos e a auto-estima das mulheres.
Talvez por termos nascido sem a capacidade de as entender.
Talvez por não termos lido sobre o assunto.
Talvez por sermos homens.
Talvez porque sim.
Talvez porque não.
Talvez porque talvez...
Tudo começa com uma frase solta. Num regresso da sua visita regular ao espelho ela diz: "Preciso perder peso."
Um conselho, façam de conta que não ouviram e esperem que essa fase passe.
Se não resultar, então preparem-se para entrar numa dimensão perigosa, com caminhos tortuosos e movediços.
Eu desconfio que as mulheres vivem a maior parte do tempo nesse lugar misterioso e longe da realidade. Já não é a primeira vez que dou comigo a ouvir uma conversa entre duas mulheres, e chegado ao fim perguntar-me - "O quê?! De que é que estão a falar? Não percebi nada de nada!
Voltando ao assunto anterior (como lidar com a auto-estima das nossas mulheres), o que eu aconselho (se é que se pode dar um conselho nesta matéria) é o seguinte:
Nunca fazer uma pausa antes de responder. Aqueles poucos segundos em que não nos sai palavra nenhuma vão ser interpretados como uma ofensa. Para elas "que cala consente".
No entanto mesmo que a resposta seja imediata, nem por isso a nossa vida se torna mais fácil.
Se dizemos - "Estás óptima, continuas linda como sempre!" - é porque estamos a mentir, - "Só dizes isso porque tens pena de mim."
Se dizemos - "Se perder peso te faz sentir melhor, eu apoio-te." - ouvimos algo do género, - "Eu sei que estou gorda, não precisas é de me atirar isso à cara. És um insensível."
Minhas queridas, lembro-vos do seguinte: Se estamos ao vosso lado é porque gostamos. Não temos o prazer sádico de estar com alguém que julgamos detestável. Por isso, se precisarem de apoio contem connosco.
Para os meus amigos vai também uma lembrança. Não há nada que possam fazer (com resultados 100% garantidos). É normal e faz parte da aculturação feminina. Aguenta e não chora. Vale a pena por tudo o resto...